Artigos

Importância da limpeza das caixas d’água

Cuidar do reservatório de água de sua residência, empresa ou condomínio é fundamental para a preservação da saúde e controle de epidemias. Assim, recomenda-se que a higienização e esterilização sejam feitas a cada seis meses, evitando que se acumulem resíduos ou detritos no local, prejudicando a qualidade da água oferecida.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que, no Brasil, cerca de 80% das doenças com maior registro na rede pública de saúde estão relacionadas direta ou indiretamente à água. No Brasil, devido às tubulações antigas presentes na maioria das metrópoles, podem ser observados no transporte da água resíduos metálicos e barro, que se depositam nos reservatórios e podem causas prejuízos a saúde da população.

Em condomínios, orienta-se que o síndico agende previamente o serviço, notificando os moradores com antecedência, uma vez que estes poderão ser pegos de surpresa com a redução do fluxo da água durante a realização da limpeza, em razão do fechamento temporário do registro.

É imprescindível verificar se a empresa possui registro na Vigilância Sanitária de sua região, garantindo assim a manutenção correta dos produtos e técnicas empregadas durante a higienização. Caixas quebradas e com rachaduras podem também causar vazamentos e provocar prejuízos no bolso do consumidor, além de atrair animais que utilizam das poças para beber a água.

Como funciona:

A Dedetizadora Brasil possui anos de expertise no mercado, além de todas as certificações dos órgãos reguladores e o cuidado de manter a equipe sempre treinada e atualizada. Realizamos a limpeza das caixas d´água em duas etapas, uma química e uma física.

Na etapa física, são retiradas as sujeiras acumuladas nas paredes e no chão do reservatório. Nesse processo, é utilizada uma mangueira de alta pressão que remove todo o lodo, além de escovas e buchas apropriadas que removem qualquer detrito. Não utilizamos nenhum tipo de sabão ou detergente para que não seja contaminada a água de consumo.

Na etapa química utilizamos produtos à base de cloro para a eliminação das bactérias. O cloro é o material mais eficaz contra o grupo dos coliformes, cistos de Giardia e vírus em geral, pois atua nas membranas celulares das bactérias e causa desarranjo nos ácidos nucleicos destes.

Além disso, algumas caixas podem ser de difícil acesso, localizadas em pontos muito altos ou isolados, necessitando de um profissional treinado e devidamente equipado. A Dedetizadora Brasil preserva sua equipe e obedece as normas da NR 33, publicada pelo Ministério do Trabalho, que regula todas as orientações de trabalho em espaços confinados e caixas com boca de acesso pequenas, além de possuir o equipamento de segurança necessário que garante o melhor serviço para o cliente.