Artigos

Como prevenir pragas

É difícil encontrar em dias atuais quem não tenha ao menos um relato de problemas ocasionados por pragas urbanas, seja ele um problema de saúde, o prejuízo patrimonial causado a algum empreendimento ou até mesmo um conhecido que gastou altas quantias para solucionar um problema com as indesejadas visitas.

As pragas urbanas são todos os insetos e animais que podem causar prejuízos econômicos e problemas de saúde em seres humanos. Destes, os mais comuns causadores de danos são as formigas, cupins, ratos, baratas, pombos e escorpiões. É importante manter sempre ambientes limpos, higienizados, arejados e, se possível, sem restos de alimentos e resíduos que possam servir como atrativos.

Para ajudar no problema, a Dedetizadora Brasil elaborou este material com breves orientações sobre como prevenir as pragas, a partir de pequenas atitudes e receitas caseiras, minimizando os danos. Ainda assim, é importante lembrar que em casos de descontrole e aumento considerável das colônias que ofereçam risco à saúde e ao ambiente, é imprescindível a orientação de uma equipe de dedetização especializada.

Cuidados gerais:

Manter o ambiente limpe e organizado é o pilar básico e o mais importante na prevenção das pragas. Pequenas atitudes como evitar deixar louça suja acumulada na pia ou consumir alimentos em locais não adequados como nos quartos e escritórios podem fazer toda a diferença.

Pequenas frestas e vincos devem ser mantidos vedados sempre que possível, pois funcionam como passagem para animais pequenos como formigas, cupins e traças e ainda podem oferecer a condição ideal para que sirvam de abrigo para o ninho destes. Ralos e telas nos banheiros e nas pias também são eficazes como barreiras de entrada.

Prevenção:

A sazonalidade é fator determinante quando falamos no combate às pragas. Em muitos casos, durante seu ciclo reprodutivo, é comum observamos uma redução no número de animais visíveis e daí então erroneamente consideramos o problema como resolvido. Além disso, fatores climáticos como chuva e seca também alteram nossa percepção sobre sua presença.

É importante também ser extremamente cuidadoso com o armazenamento de alimentos. Mantenha sacos e embalagens bem vedados e preferencialmente em locais altos. Evite a utilização de fruteiras que deixem os alimentos próximos ao chão. Lixeiras com fechamento automático também tendem a ser mais eficazes que aquelas com encaixe solto, que podem acabar atraindo insetos com mais facilidade.

Repelentes caseiros:

Existem várias receitas caseiras para afastar insetos e grande parte delas tende a ser realmente eficaz. Velas de citronela ou andiroba são uma ótima dica. Seu cheiro forte e cítrico costuma repelir uma grande gama de insetos. Algumas plantas e itens de fácil acesso também apresentam bons resultados com baixos custos. Sachês com cravo da índia ou repelentes com álcool e óleo de bebê afastam traças e ajudam a manter armários livres das indesejáveis camisas furadas.

Conclusão:

Todas as dicas aqui apresentadas podem ser úteis e servir como solução temporária para o controle de pequenas infestações. Por outro lado, exigem um pouco de conhecimento e alguma habilidade no manuseio e aplicação correta dos produtos. Se colocarmos na ponta do lápis, é fácil perceber que a contratação de uma empresa especializada ainda é a melhor e mais eficaz solução.

A Dedetizadora Brasil oferece uma equipe altamente especializada com profissionais constantemente atualizados sobre as inovações do mercado para atender a todo tipo de demanda. Não hesite em entrar em contato conosco para esclarecer suas dúvidas e agendar uma avaliação.